quarta-feira, 6 de maio de 2015

Reflexão sobre o Centro de São Paulo

O marco zero de São Paulo, a Praça da Sé, é um local pelo qual passo quase todos  os dias há mais de 15 anos.  A Catedral da Sé é magnífica .. projetada em 1912, inaugurada em 1954, possui arquitetura neogótica  com 16 torres (atingem até 100 metros) e 54 lindos vitrais. Tal catedral se encontra preservada, principalmente seu interior... Mas o que me deixa triste é a situação de degradação de seu  entorno! O piso da praça da Sé está em más condições, com pessoas "largadas"em toda sua extensão,muitas vezes usuários de drogas  (mas não focarei no momento na questão social), o comércio no local de modo geral  não preserva a beleza das antigas construções, a sensação que dá é  de abandono de um dos nossos melhores cartões postais! . Sou advogada  e meu escritório situa-se nessa área, o que me faz circular  sempre pelas ruas da região central, e nesses dias percebi que nunca   realmente parei  para ver a beleza da região, pois  apesar de áreas degradadas temos locais preservados que merecem nossa atenção. Assim, estou me dedicando a "perder" alguns minutos de meus dias para admirar as belezas da região, registrando imagens diárias (postadas em meu instagran) . O que me assusta é o fato de eu nunca ter sequer entrado em alguns locais de relevância histórica com tantos anos no Centro! Agora pretendo continuar nessa "exploração"registrando tais momentos! Fico sonhando com a revitalização da Praça da Sé, com seu entorno repaginado, com cafés onde as pessoas possam  sentar em segurança apreciando o local, lojas que embelezem mais ainda a região, atracões turísticas criativas e interativas , teatros, cinemas, não é um sonho? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário