segunda-feira, 15 de junho de 2015

Museu da Língua Portuguesa

Fica bem em frente à Pinacoteca, no portão 1 (salvo engano) da Estação da Luz, ingressos 6 reias inteira e 3,00 meia; a entrada já impressiona pelas instalações ; vc ingressa no museu pelo elevador, onde encontramos um simpático ascensorista que nos deu algumas informações;  o primeiro andar está temporariamente desativado pois se encontra em obras, já  o segundo andar impacta logo na saída do elevador , quando você se depara com uma tela gigante de 106 metros, na qual são reproduzidos vídeos com áudio  relacionados à nossa língua . No mesmo local há computadores para pesquisa de palavras da nossa língua; no lado oposto da tela temos uma parede com história, uma linha do tempo,  mas como estávamos com pouco tempo não deu tempo ficar explorando; às 14:45 subimos para a sala com instalação de cinema com vídeo e depois apresentação de poesias muito legal!! adoramos


localização
Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo - SP
http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/index.php

Sobre Estação da Luz:

"Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para que o novo marco da cidade fosse considerado uma sala de visitas de São Paulo. Todas as personalidades ilustres que tinham a capital como destino eram obrigadas a desembarcar no local. Empresários, intelectuais, políticos, diplomatas e reis foram recepcionados em seu saguão e por lá passavam ao se despedirem.
A estação tornou-se porta de entrada também para imigrantes, promovendo a pequena vila de tropeiros a uma importante metrópole. Esta importância, concedida à São Paulo Railway Station, como era oficialmente conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Após este período, o transporte ferroviário foi sendo substituído por aviões, ônibus e carros, muito mais rápidos que os trens.
Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio. A reconstrução da estação foi bancada  pelo governo e se estendeu até 1951, quando foi reinaugurada. Ela ainda passou por outras reformas e restaurações. Já em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat).

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/186-estacao-da-luz





















Nenhum comentário:

Postar um comentário